HIPNOSE CONDICIONATIVA


HIPNOSE CONDICIONATIVA


O QUE É HIPNOSE?


Na literatura e na televisão, ela é comumente associada à idéia de manipulação e de perda de consciência, mas, longe de ser uma ausência total de controle e de servir apenas para demonstrar o poder de uma pessoa sobre a outra, a hipnose clínica pode ajudar no alívio e solução de vários problemas e situações.

A hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o subconsciente do cliente podem ser focalizados para ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.




  
A INDUÇÃO HIPNÓTICA ocupa lugar de destaque por vários motivos a partir das surpreendentes experiências do Marques de Puissegur que induziu o paciente ao estado sonambúlico através de exercícios de relaxamento, fundamentado em Método de Yoga.
Somos induzidos e condicionados desde o momento de nosso nascimento. Assumimos a capacidade de psicossomatização e crescemos sob a influência do meio ambiente em que vivemos.
Embora ainda exista uma crença de que hipnose é levar a pessoa ao sono, pesquisas científicas e eletro-encefalogramas (EEG) de pessoas sob hipnose, mostram que, mesmo em profunda etapa hipnótica, os traços assemelham-se muito mais dos EEG de ‘estado de vigília’ do que de ‘estado de sono’.
Graças a essas descobertas, hoje é possível o indivíduo participar ativamente do seu processo de cura, substituindo a maneira não-saudável de agir, reagir e sentir (Condicionamentos) para outra forma construtiva e benéfica, desenvolvendo habilidades positivas e produtivas.

A Hipnose Condicionativa foi desenvolvida no Brasil na década de 80 pelo Prof. Luiz Carlos Crozera, fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Hipnologia, um importante estudioso que há aproximadamente 40 anos se dedica a estudos relacionados à Hipnose Clínica.




Cada cliente é único, apresenta uma forma única e individual de responder aos estímulos, devido a um tipo psicológico diferente, nível cultural diferente, emocional diferente, história diferente. As dificuldades ou problemas aparecem por motivos diferentes em cada indivíduo e por isso, há a necessidade de um tratamento personificado. Essas diferenças inviabilizam um programa terapêutico padronizado, para atender interesses e perfis tão variados. Todavia, há alguns pontos comuns a todos e que servem pelo menos a princípio, como guia para que seja estabelecido um projeto personalizado de tratamento.    

 




A hipnose nada mais é que uma forma de comunicação, que provoca mudanças e transformações, levando o indivíduo à prática do pensar sobre si mesmo e por si mesmo. Dependendo também do sistema orgânico de cada um, a Higiene Mental: familiar, social e do trabalho, proporciona a limpeza do emocional negativo, obtido atraves de suas aprendizagens, pensamentos, apreensões e articulações durante toda sua vida. 

Lembremo-nos sempre de que cada caminho pertence a um determinado cliente e ele é o único caminhante que deverá percorrê-lo. Nós não temos, pois o direito de escolher ou traçar caminhos para o nosso cliente, que está ali apenas para buscar uma luz e, como bons cicerones, apenas acendemos as tochas que irão clarear os diversos meandros de sua mente subconsciente, dando lhe o direito de escolher qual o rumo a tomar. A isso Stephem Gilligan chama de “integridade”, que é o respeito que devemos ter para com a realidade de cada cliente. Sendo, pois, o princípio básico de uma terapia com amor. E assim podemos sonhar nossos sonhos e redescobrir novas formas de amar e ser amados no mundo, ampliando nossa qualidade de vida como cidadãos.





HIPNOSE CONDICIONATIVA



A Hipnose Condicionativa foi desenvolvida no Brasil na década de 80 pelo Prof. Luiz Carlos Crozera, fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Hipnologia, um importante estudioso que há aproximadamente 40 anos se dedica a estudos relacionados à Hipnose Clínica.



Uma forma brilhante de proporcionar ao ser humano, equilíbrio emocional, motivação, elevação da auto-estima ou auto-valorização, que são fundamentais o tratamento de qualquer patologia, tanto de ordem física como psicológica. São elementos indispensáveis para que o organismo humano funcione adequadamente, inclusive no campo imunológico, projetando a verdadeira “saúde”, onde nenhum componente químico pode entrar, ou seja, na “mente humana”. 








Atualmente existem três linhas científicas de Hipnose mundialmente reconhecidas: a Hipnose Clássica, a Hipnose Ericksoniana e a mais recente delas, a Hipnose Condicionativa.

Esta é uma solução inovadora, que substitui técnicas de regressão (Hipnose Clássica), assim como aplicação de metáforas (Hipnose Ericksoniana) e incontáveis métodos adotados pela psicologia, aos poucos vai conquistando espaço nos mais variados segmentos da saúde (clínica integrativa), na educação, desportes, recursos humanos e criminalísticos.

As várias técnicas de hipnose publicadas até 1980 comprovam que o subconsciente é essencialmente automático, mecânico, obediente e indiferente, permitindo assimilar os mais variados códigos de programação Mental, utilizando-se de símbolos, imagens, números, cores, palavras e frases, as mais variadas





Uma pesquisa bibliográfica na literatura mundial, em 2006, demonstrou que nenhum outro tratamento tradicional ou intervenção produz reduções significativas e duradouras nos aspectos negativos, enquanto simultaneamente aumenta as características positivas. Isso é possível, sim, inicialmente respeitando o ser humano como um SER ÚNICO tentando acertar, em segundo lugar, através do método de hipnose condicionativa. Método que pode levar qualquer pessoa a uma melhoria substancial de vida num tempo recorde de tratamento. Acreditamos nessa proposta.

 





"A MENTE HUMANA NÃO É FÍSICA, OS REGISTROS MENTAIS NELA CONTIDOS SÃO APENAS E SIMPLESMENTE "ENERGIA", QUE COMBINADAS, GERAM OS SENTIMENTOS, EMOÇÕES, PENSAMENTOS, ATITUDES, ETC..., CULMINANDO EM ESTÍMULOS E AÇÕES FISIOLÓGICAS, METABÓLICAS, DE MOBILIDADE E COMPORTAMENTO." (Luiz Carlos Crozera).





Entendendo um pouco mais...



O que existe na memória da mente humana? 
É em nossa memória, nos registros mentais que se encontram as causas dos problemas, as causas da depressão, do nível de estresse, dos elevados níveis de ansiedade, onde nascem as fobias, as síndromes, os problemas emocionais, a fé, a sexualidade, o amor, o ódio, o perdão, ciúmes, a inveja… É neste nível mental que a Hipnose atua. A hipnose é uma das terapias mais naturais de tratamento que existe no mundo.

A Hipnose Condicionativa trabalha os registros mentais negativos, ou seja, tudo aquilo que absorvemos em dado momento de nossa vida e que fica instalado na memória de forma negativa. Estes registros podem vir de diversos meios. Um filme que se possa ter assistido na televisão ou no cinema já que nos emocionamos assistindo a um filme, nas novelas, choramos, rimos. A morte de alguém, de um animal de estimação. Tudo o que for de referência negativa para a memória de uma pessoa passa a ser registro mental negativo. Fatores como estes podem gerar traumas e estes traumas podem gerar desequilíbrio emocional.
Através da Hipnose Condicionativa seguimos até os registros mentais negativos causadores ou desencadeadores do problema e o paciente os bloqueia em sua mente sem a necessidade de investigação. O terapeuta orienta o bloqueio do emocional, o bloqueio da causa, o isolamento da sensação negativa. A situação não é esquecida, uma vez que as experiências fazem parte da vida e de nosso processo de aprendizagem, mas passa a ser uma espécie de imagem em preto e branco desvinculada do sentimento negativo que leva ao sofrimento. Uma vez, detectado e bloqueado, são criados novos mecanismos que possam trazer conforto, tranquilidade e segurança.
É somente através da hipnose que é possível chegar a aspectos traumáticos da gestação e do nascimento. Se o paciente tem uma data exata, uma fase da vida onde possa ser encontrada a origem do problema o terapeuta vai diretamente naquele ponto. Se no entanto, o paciente não souber identificar a causa do problema, o período, a fase da vida onde o problema aconteceu não importa, o registro negativo é localizado e bloqueado do mesmo modo, pois é feito um rastreamento de memória. Comparado com o computador é como se fosse feito um scan disk, uma desfragmentação do HD, ou uma verificação com um anti-vírus.



Na Hipnose Condicionativa novos registros podem ser recondicionados através de uma técnica que trabalha apenas o positivo da mente. Uma espécie de reprogramação mental.



A hipnose tem sido usada para tratamento de problemas emocionais ou físicos por diversos profissionais: 

ü  Para o alívio da dor, produzindo anestesia ou analgesia; Nos diferentes setores da clínica e cirurgia, notadamente em obstetrícia; Psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, doenças psicossomáticas, controle de sangramento, tratamento de queimaduras, dermatologia, pediatria;ü  Como tranqüilização para o alívio dos estados de ansiedade a apreensão, qualquer que seja a sua causa; No tratamento e controle de alguns hábitos/vícios (ex: tabagismo, alcoolismo);  Medo de ir ao dentista, cirurgia odontológica, bruxismo, controle de sangramento, controle da salivação excessiva e da dor, etc. Enurese noturna, pesadelos, inadaptação; Problemas da fala, auto-estima, autovalorização e melhoras na concentração ou memória; Distúrbios: Da ansiedade  em suas diversas formas; Disturbios SEXUAIS; do SONO, da Personalidade; Medos, Fobias, Estresse; DEPRESSÃO, Perder Peso; Relacionamento conjugal, familiar, social e institucinal; Timidez; Motivação e Força de Vontade; Na preparação de estudantes para vestibulares e concursos, Melhora no desempenho geral de atletas; Síndromes dolorosas agudas e crônicas, pós-traumáticas; Preparo para exames invasivos e durante sua realização; Preparo pré-operatório, no per e pós-operatório; Na abordagem de patologias diversas, em conjunto com as diversas especialidades médicas e muitas outras aplicações;



CONDIÇÕES contra-INDICADAS ao TRATAMENTO:


Pessoas que apresente doença coronária grave ou uma condição física que pudesse mascarar   uma doença. Nos problemas emocionais severos como a psicose e estados "borderline", a hipnoterapia pode ser inadequada. Na remoção de sintomas, sem primeiro se saber a que finalidade servem; Em qualquer condição onde o estado emocional do paciente não foi determinado; Sem objetivo definido, apenas para satisfazer insistentes pedidos do paciente; Para abolir determinadas sensações, a fadiga por exemplo, o que pode levar o paciente a ir além dos limites de sua capacidade física.



Diversas publicações científicas, nas mais diversas áreas, corroboram para tais indicações e a eficácia da hipnose como método auxiliar de tratamento.


Vale salientar que com a elevação da auto-estima de um paciente/cliente, seu metabolismo passa a dar respostas imediatas, melhorando sua capacidade neurológica, imunológica e endócrina, entre outros fatores.